Trabalhadores paralisam atividades e realizam manifestações em São Luís nesta sexta-feira, 28

IMG_6673

Desde as 4h desta sexta-feira, 28, trabalhadores da educação privada, pública, e de outras categorias começaram a concentrar na Av. dos Portugueses, fechando a rodovia nos dois sentidos. Ao amanhecer, já eram centenas de representantes das classes trabalhadoras que reivindicavam contra as medidas arbitrárias do Governo Temer, as Reformas Trabalhista e da Previdência, Terceirização e o sucateamento das relações de trabalho no Brasil, com a forte retirada de direitos conquistados ao longo de anos pelos trabalhadores brasileiros.

Os membros da Diretoria do Sinterp-MA participaram do movimento em companhia de representantes de outras entidades sindicais como Sintema, APRUMA, Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB-MA), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Sindicato dos Rodoviários, movimento estudantil, entre outros – que utilizavam o carro de som para esclarecer aos transeuntes as motivações da mobilização.

As mobilizações também aconteceram em 180 municípios do interior do Estado; na BR-135 – que teve as duas pistas fechadas nas primeiras horas da manhã por entidades sindicais da indústria; e prosseguiu por todo o dia na Praça Deodoro (Centro). Nas redes sociais, as linhas do tempo ficaram repletas de fotos e relatos do movimento nos inúmeros pontos espalhados pelo país.

O presidente do Sinterp-MA, professor Jorge Lobão, ressaltou os prejuízos ao trabalhador com a aprovação das reformas, como a inviabilização da aposentadoria e a perda de garantias frente ao empregador, de forma que ao trabalhador cabe ir às ruas como fizeram neste dia, especialmente os trabalhadores da educação, enquanto formadores de opinião. “Não podemos ficar de mãos atadas enquanto políticos corruptos – que nunca foram trabalhadores de fato e não possuem compromisso com o povo – retiram nossos direitos, a luta não para por aqui”, frisou.

WhatsApp Image 2017-04-28 at 06.11.32

Para o diretor de Finanças do Sinterp, Maurício Serrão, as manifestações de hoje demonstram à classe política a força e união dos trabalhadores, na defesa das conquistas históricas. “Esta é apenas uma demonstração do que está por vir, caso sejam levadas adiante essas reformas que cassam nossos direitos, os trabalhadores se mantém alerta”, opinou.

IMG_6659

O presidente da CTB-MA, Joel Nascimento, ressaltou o alcance do movimento no interior do Maranhão e por todo o país, como forma de enfrentamento tanto ao Governo Federal quanto ao Congresso Nacional, especialmente os 12 deputados maranhenses que votaram a favor da Reforma Trabalhista. “Precisamos de um movimento unificado para dizer não aos políticos e prosseguir na luta pela manutenção dos nossos direitos”, avaliou.

IMG_6698